terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PECADO


Temos uma batalha diária contra algo em nós que, nos afasta de que é bom e nos leva disfarçadamente para distante de Deus.

O pecado faz isso conosco. Se baixarmos a resistência, acabamos fazendo o que não queremos, e o que desejamos fazer de bom nem sempre conseguimos. Mesmo que Jesus tenha nos libertado do poder do pecado ainda precisamos ficar espertos para não sermos enganados.

Todo cuidado é pouco e não podemos desanimar. A obediência à palavra de Deus e o relacionamento diário com Jesus nos livrarão das armadilhas do pecado.

PORQUE EXISTEM O PECADO E O MAL NO MUNDO?

O apostolo Paulo nos ensina que o inicio do pecado e do mal esta no mundo esta na liberdade que o ser humano possui. Visto que Deus criou os homens com a capacidade de escolha, já desde o principio o homem tinha a opção de obedecer a Deus. Quando Adão decidiu desobedecer a Deus, o resultado de sua escolha também atingiu os seus descendentes. A escolha de Adão afetou a todos os homens, e é por essa razão que todos são pecadores. Isso quer dizer que cada ser humano é pecador por natureza. Todos possuem uma natureza pecaminosa, que se rebela contra a vontade de Deus. Não é difícil perceber a natureza pecaminosa do ser humano, pois o homem já desde criança, é capaz de praticar o mal, mesmo sem tê-lo aprendido. A obra de Cristo em favor do homem veio mudar esse quadro.

Reflita:
Você nunca foi surpreendido por um sentimento mau, maior do que você imaginava possuir, De onde vem isso?

Você pode dimensionar o resultado direto e indireto dos erros humanos? Isso explica a maior parte do mal no mundo?

Do que o mundo precisa: ação ou reclamação? Qual a melhor maneira de  minorar o mal presente no mundo.


A REALIDADE E OS TRANSTORNOS DO PECADO.


O orgulho, a violência, a opressão e a humilhação aos outros confirmam a natureza pecaminosa do ser humano. Será que foi assim que o Senhor Deus planejou? Evidentemente,  não! O homem foi criado para participar da Glória de Deus; ele tinha a capacidade de escolher participar ou não da comunhão com Deus (Gênesis 1.26), mas caiu, seduzido pela tentação de satanás no jardim do Éden (Gênesis 3), afetando radicalmente sua própria vida e toda a criação.

QUE É O PECADO?

"Desvio moral do ser humano que o leva a uma conduta ofensiva aos olhos de Deus" (Bíblia de estudo esperança). 
É transgressão, desobediência (Hebreus 2.2); 
é maldade, inveja (Romanos 1.29);
é rebeldia (Jeremias 14.7);
é injustiça (Jeremias 22.13);
é impiedade (Provérbios 12.3; 13.6 - NVI).
Essas e outras "caras" do pecado afastam o homem da comunhão com o Senhor, por isso a solução para essa separação é a obra redentora de Jesus Cristo. Sua morte e ressurreição para aproximar o homem da glória de Deus.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO?

São inúmeras. Vou listar algumas.

a. Ausência de comunhão com Deus (Isaías 59.1-2).
b. Corrupção interna da natureza humana (Marcos 7.21-23).
c. Sentimento de culpa (Gênesis 3.9-10).
d. Conflito com o próximo (Gênesis 4.8-16).
e. Sofrimento e morte (Romanos 6.23).




Um comentário: