domingo, 29 de janeiro de 2012

Quem pode dar a interpretação correta da Bíblia?

Que tipo de linguagem encontramos na Bíblia? será uma linguagem hermética e dirigida a pessoas especiais? Alguns acham que só pessoas "iniciadas" podem interpretar um livro sagrado.
Outros acreditam que só uma instituição ou uma pessoa autorizada tem condições de dar uma interpretação oficial das Escrituras. Mas será que isso é verdade? Aqui vemos que tanto Paulo pregou o evangelho na cidade de Bereia, os bereanos não aceitaram tudo o que ouviram sem examinar as Escrituras para confirmar o que ouviam.(Atos 17.10-12)
Isso nos ensina que qualquer pessoa tem o direito de examinar e a responsabilidade de interpretar a Bíblia . Deus usou linguagem comum nas Escrituras para que qualquer pessoa pudesse ter acesso à verdade divina. Naturalmente, isso não quer dizer que qualquer um pode ver no texto bíblico aquilo que não esta lá.


A leitura simples de um texto bíblico não significa necessariamente que o leitor compreenda seu significado. A Bíblia é um livro divino, pois foi inspirado pelo Espirito Santo de Deus. contudo exige redobrada atenção no estudo e condições apropriadas para interpretação. Há três princípios que auxiliam na interpretação correta das Escrituras.


  • Trabalhe partindo do principio que a Bíblia tem autoridade. Releia Timóteo 3.16,17 e 2Pedro 1.20,21.



  • Estude tendo em mente que a Bíblia é seu melhor interprete: a Escritura explica melhor a Escritura. Quando tiver uma duvida, verifique se não há outro texto que seja mais claro sobre determinado assunto. Por exemplo: como o contexto pode auxiliar o entendimento de 1Corintios 7.20?


  • Compreenda que o novo nascimento,isto é a fé salvadora e o Espirito Santo são essenciais para interpretarmos corretamente as Escrituras (1Corintios 2.14; 2Corintios4.4; Efésios 1.17-19)



Quem pode interpretar corretamente a Bíblia?
A pessoa que teve os olhos do coração iluminados pelo Espirito Santo, no novo nascimento e que faz uso dos princípios de interpretação da Bíblia.
Há excelentes livros evangélicos que tratam desse assunto com mais profundidade. Procure seu professor ou o seu pastor.

Shalom Adonai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário