terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Religião pode salvar?

RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. 
Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.

Em Filipenses 3.4-7 esta escrito:
Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu;
Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.




Nesse texto encontramos uma pequena biografia religiosa de Paulo. Tudo que se podia esperar de um judeu religioso Paulo possuía. Ele fora circuncidado, era fariseu, era um judeu legitimo e tinha um procedimento irrepreensível. Mas nem a sua religião nem a sua religiosidade puderam salva-lo. Muitas pessoas pensam que por perecerem a uma boa religião podem alcançar a salvação. Essa ideia esta errada. A salvação é recebida quando cremos em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador pessoal. Ninguém nasce salvo, é preciso receber essa benção de Deus pela fé.


O zelo pela religião na vida de Paulo, antes de sua conversão, o colocava acima de outros judeus. Ele poderia reinvindicar direitos como nenhum outro, por nascimento e por merito (Felipenses 3.5). Entretanto lemos em Filipenses 3.7 "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo." Esse verso revela algo interessante. O que para Paulo era vantajoso, simplesmente considerou tudo como perda. O verso 8 

"E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,..."

Apresenta ainda a razão pela qual aparentemente perdeu para ganhar a Cristo. 

Ralph P. Martin declara: "A ultima frase 'para ganhar a Cristo' contem a chave da motivação de Paulo. No lugar das coisas que ele rejeita e que lhe repugnam, ele coloca o conhecimento de Cristo (v.8). Esse conhecimento iniciou-se em sua conversão, quando renunciou todas as esperanças passadas, e chegou a um conhecimento pessoal de Cristo" (Filipenses introdução e comentário, Vida Nova, p.144).

Religião não salva, mas o Cristo que morreu por nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia(1Corintios 15.3-4), sendo o único caminho para o Pai (João 14.6), é o Salvador do mundo.

Salvação

No novo testamento, a salvação é o alvo de Deus e o proposito de Jesus Cristo. O lugar de Jesus na salvação de Deus é central. "Não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu não existe nenhum nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4.12). Jesus é o primeiro, aquele que abriu o caminho para a salvação(Hebreus 2.10), Ele é o Autor da salvação (Hebreus 5.9). Sem Sua pessoa e sua obra, a salvação não seria possível.