domingo, 29 de janeiro de 2012

Biblia

O valor da bíblia é provado pelas evidencias de sua ausência de erros ou contradições, bem como pelo seu poder transformador de vidas.

A bíblia, ou Sagrada Escrituras, é a revelação escrita de Deus aos homens. Ela é clara em afirmar sua origem divina. As Escrituras são divinamente inspiradas e proveitosas para nos ensinar a verdade de Deus.Esse livro,
que é o guia dos cristãos, é o mais importantes livro do mundo. Seu testemunho afirma que ela é uma obra plenamente confiável, e que é a Palavra de Deus. São 66 livros, 39 no Antigo Testamento, anteriores ao nascimento de Cristo, e 27 no Novo Testamento, escritos depois de Cristo.

A essência da mensagem bíblica é a seguinte:

  • Explicar a origem do homem.
  • Mostrar a origem do mal e do pecado no mundo.
  • Ensinar que Deus deseja a salvação dos homens.
  • Afirmar que a salvação de Deus está na pessoa de Jesus Cristo.
  • Há esperança e vida esterna para todo aquele que se volta para Deus, por meio de Cristo Jesus.

Em 2 timoteo 3.16, o alcance e o sujeito da inspiração é "toda Escritura"; a fonte e o processo da inspiração é "inspirada por Deus" ( no texto original grego: theopneustos, soprado para fora).
Essa inspiração diz respeito à natureza da bíblia, e não aos seus efeitos.

Em 2Pedro 1.19-21, está escrito que "homens... movidos pelo Espirito Santo" escreveram a Bíblia. Nesse texto, o alcance da palavra está na profecia, ou seja, as Escrituras procedem de Deus - seu conteúdo não é invenção humana. No original grego "movidos", pheromenoi, indica:levantados, elevados (como por vento), impelidos, empurrados. Os autores bíblicos foram somente instrumentos nas mãos de Deus.

Jhon MacArthur Jr., no livro Nossa suficiência em Cristo, Editora Fiel, faz três afirmações que permeiam o valor e a eficiência da bíblia como Palavra de Deus.

  • "A Escritura é tão poderosa e abrangente que pode converter e transformar a pessoa toda, tornando-a em alguém precisamente como Deus quer que ela seja".
  • "A Palavra Fiel de Deus transforma o simples em sabio. Ela toma uma mente simples, sem discernimento, e a torna hábil em todas as questões da vida".
  • "As Ecsrituras, por causa de sua absoluta clareza, trazem entendimento onde há ignorancia, ordem onde há confusão e luz onde há escuridão espiritual e moral".

Nenhum comentário:

Postar um comentário